O Krumping apareceu em Los Angeles - Califórnia, durante a década de 1990. Ao contrário de outras danças de hip hop. krumping é totalmente freestyle (improviso), mas é raramente, ou nunca, coreografado e é dançada com freqüência em batalhas ou sessions. É uma forma de dança de rua que é definido por sua intensa energia, a sua expressividade, e um tom de agressividade. É muitas vezes envolve contacto físico entre os dançarinos, mas é considerado uma forma alternativa de liberar a raiva e a frustração.
Krumping inclui quatro movimentos principais: wobbles, arm swings, chest pops, and stomps, ou seja: balanços, balanços de braço, peito estala, e pisadas.
KRUMP é a abreviação de Kingdom Radically Uplifted Mighty Praise.
O Clowning é o antecessor menos agressivo do krumping, foi criado em 1992, conhecido inicialmente como Clown Dancing ou Clowning (a dança do palhaço), que mais tarde se torna um estilo de Krump, o Krump Clown, é marcado por movimentos de estilo livre e expressivos e o uso de pinturas faciais. Seu primeiro representante foi Thomas Johnson, de Compton - Califórnia, um ex-traficante, que ficou conhecido como Tommy, o Palhaço(Tommy the Clown).
Foto: Krump pai Tommy O Palhaço (centro), com alguns dos discípulos mais jovens.
O estilo se originou em 1992, mais precisamente no bairro de South Central em Los Angeles na Califórnia, numa época em que muitos motins ocorriam nas ruas e também uma onda de violência atacava a cidade! A partir daí, Tommy 90 e seus dançarinos, o Hip Hop Clowns, pintavam seus rostos e utilizavam a dança para animar festas de aniversário. Logo começou a ter fãs que o seguiam e rapidamente o movimento se espalhou por toda a Califórnia.
O estilo tornou-se amplamente conhecido com o lançamento do documentário Rize, de autoria do fotógrafo David LaChapelle, é um retrato íntimo da palhaçada e krumping subcultura, e foi destaque no Festival de Sundance 2005. E sem contar na expansão do estilo Buck Style, criado por Ceasare la ron Willis, que se auto denomeia Tight Eyez, que aprimorou e modificou os movimentos de Tommy the Clown, formando assim o novo estilo.
O Krump geralmente é apresentado em competições. Sua característica é ser não-violento, apesar de rápido e de incluir contato físico entre os dançarinos em movimentos agressivos que lembram uma luta real. Além disso, é uma dança tolerante, onde homens, mulheres, obesos e crianças são aceitos igualmente.
O krump não é muito conhecido no Brasil porém temos muito dançarinos conhecidos no mundo do krump como por exemplo o "Marlon-X" um dos maiores dançarinos de krump do Brasil.
Krumping vs Clowning - Um pouco mais de história!
Os termos "Krumping" e "Clowning" às vezes são utilizados alternadamente. Entretanto, estas são duas formas de dança separadas. Elas compartilham uma conexão em suas origens e algumas de suas técnicas, mas Clowning poderia ser descrito como agressivo ou menos intensa do que Krumping. Clowning Apesar de não compartilhar a conexão Krumping de raiva, os dois estilos não compartilham um sistema semelhante de movimento. Ambas as danças caracterizam-se pela rápida rotação e vibrações do corpo e ambos utilizam o 'krump', ou uma flexão da coluna vertebral e estocadas no peito. Além disso, ambos se originou com Tommy, o Palhaço.
Quando jovem, em Los Angeles, Tommy decidiu virar uma vida de angústia e criminalidade por ganhar a vida honestamente na década de 1990. Quando um colega de trabalho perguntou a Tommy se poderia animar a festa de aniversário e entreter as crianças com uma mistura de comédia e dança. Tommy's dance estilo único e envolvente capturou a atenção de muitos e seus seguidores começaram a crescer.
Para acomodar seus fãs, Tommy começou uma crew de palhaços - clowning crew (os palhaços Hip Hop - Hip Hop clowns) e baseado em seu sucesso, incentivou outros a começar as crews também. As regras de palhaços foram: sem drogas, vão bem na escola, e ser um modelo positivo. Clowners muitas vezes usam pintura facial, como fez krumpers depois. Entretanto, os Krumpers reconhecem o Clowning como ponto de origem, mas negam o uso de piadas e alegria. Em vez disso, Krumping é visto estritamente como uma forma de dança e realça a expressão de raiva, os movimentos mais dramáticos, e individualidade. No entanto, tanto krumpers quanto os Clowners podem ser vistos em competições como Tommy’s Annual Dance e Battle Zone. Battle Zone foi criado como uma solução pacífica para a competitividade que surgiu entre as crews nos primeiros dias.
Cultura Krump
Dentro do mundo do Krumping existe uma hierarquia bem estabelecida e um sistema de aprendizagem. Grupos de krumpers são conhecidas como famílias ou 'FAMS. Cada um é organizada em torno de um Krumper mais experiente, chamado de "big homie" - mano grande. O "big homie" serve não apenas como um instrutor de dança para o resto da família, mas como um mentor também. Os "big homie", dominam e ensinam os "Lil homies" - ou seja os "os jovens manos", dançarinos menos experientes, que vão aprender com o mano mais velho e lentamente avançar. Um exemplo hierarquico: começa como um bebê, depois júnior, soldado e jovem até um big homie. O Big Homie decide sobre a hierarquia e os termos de progressão no seio da família que serão respeitados.
Os Krumpers experimentam trajes e músicas fora as tendências gerais do hip hop. Por exemplo, eles podem transformar e usar a música clássica, Celtic, da Ásia ou a música pop. Muitas destas recentes inovações artísticas do Krumping tem sido utilizadas em trabalhos de companhias profissionais.
Battle - Batalha: quando os concorrentes enfrentam-se em uma competição de dança, onde o uso direto das oscilações dos movimentos do braço e no peito conhecida como flares e cavaletes são extremamente comuns.
Session - Sessão: quando um grupo de dançarinos krump forma um círculo, ou cifra em contexto de hip-hop, e um por um ir para o meio e freestyle.
Buck: uma expressão usada por krumpers para descrever dança que é tanto difícil de executar e impressionar.
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Dedicado a Minha Pekeenaa (Catarina..te amo guria)